Nadal: «Kyrgios deveria dar melhor exemplo aos jovens»

Por José Morgado - Março 7, 2019

Ainda que com pouca vontade de recuperar o assunto, Rafael Nadal foi convidado várias vezes pelos jornalistas presentes em Indian Wells a revisitar um dos temas do momento: o seu épico encontro de oitavos-de-final em Acapulco com Nick Kyrgios, que terminou com a vitória do australiano… e alguma polémica, que passou do court para fora dele. O espanhol de 32 anos insiste que reconhece toda a qualidade do rebelde dos Antípodas, mas gostava de ver-lhe outro comportamento.

“Todos somos livres de fazer aquilo que queremos fora do court, mas temos de ter uma noção de que tudo o que fazemos tem impacto nas novas gerações. O Nick é um ídolo para muita gente, especialmente para muitos jovens. Devia dar-lhes um melhor exemplo”, assegurou o espanhol, em conferência de imprensa, depois de ter assegurado que não perdia muito tempo nas redes sociais.

O espanhol assegura que não quis ofender Kyrgios. “Sei que ele levou muito a peito o que eu disse sobre ele, mas não quis faltar-lhe ao respeito. Dentro do court ele não fez nada ilegal”.

Nadal falou ainda do seu início de época depois de alguns meses afastado por lesão. “Gostava de ter vencido em Melbourne e em Acapulco, mas infelizmente não consegui. O ténis é mesmo assim. Mas depois de tantos meses parado, não posso estar descontente com o meu nível e os meus resultados.”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com