Nadal fica a três finais de Grand Slam de Federer e a um encontro de igualar os títulos
Rafael Nadal, de 34 anos, qualificou-se esta sexta-feira para a final de Roland Garros pela 13.ª vez na sua carreira e vai à procura de igualar no domingo o recorde de Roger Federer, que desde 2009 lidera isolado a lista dos tenistas com mais Grand Slams de singulares masculinos na história do ténis, atualmente com 20. O suíço, ausente da competição devido a lesão no joelho direito, assistirá do sofá à primeira tentativa do seu amigo igualar o seu número de títulos Major.
O espanhol nunca esteve tão perto: depois de somar o 19.º Grand Slam no US Open 2019, Nadal jogou apenas o Australian Open, no início deste ano, e perdeu nos quartos-de-final diante de Dominic Thiem. Agora, está a apenas uma vitória e num torneio em que nunca perdeu qualquer final.
Em termos de finais de Grand Slam, Nadal soma agora 28 e está a três de Federer, que nesse aspeto mantém uma vantagem um pouco maior. O suíço também é o jogador da história com mais meias-finais e quartos-de-final de Grand Slams em singulares masculinos.
AS FINAIS DE GRAND SLAM DE NADAL
Australian Open, 5
Roland Garros, 13
Wimbledon, 5
US Open, 5
MAIS FINAIS DE GRAND SLAM
Roger Federer, 31
Rafael Nadal, 28
Novak Djokovic, 26*
(*antes da meia-final com Tsitsipas)
MAIS TÍTULOS DE GRAND SLAM
Roger Federer, 20
Rafael Nadal, 19
Novak Djokovic, 17