Nadal: «Estou preparado para a minha vida fora do ténis»

Por Nuno Chaves - Novembro 23, 2022

A época já terminou para a maioria dos tenistas mas Rafa Nadal não teve tempo a perder e está na Argentina para realizar um encontro de exibição frente a Casper Ruud. O espanhol falou aos jornalistas na chegada à América do Sul e não teve rodeios na hora de falar da sua reforma.

ANÁLISE DA SUA CARREIRA

Se pensasse conseguir tudo isto com 18 anos… ou seria super arrogante ou super sonhador, eu não sou nenhuma das coisas. Sou dos que respiram o desporto desde o dia a dia, tentando construir um futuro desde o trabalho diário, vivendo o presente com a melhor atitude e uma boa educação. Nesta altura da minha carreira, estar onde estou é um regalo mas continuo a viver esta carreira com a mesma paixão e ilusão.

RETIRADA

Sou uma pessoa bastante realista, o momento chegará quando tiver de chegar, estou preparado para a minha próxima vida fora do ténis, não creio que vá ser um problema, além do processo de adaptação a todas as mudanças e assimilação das coisas. Tenho muitas coisas importantes na minha vida que me fazem feliz além do ténis, o ténis só foi uma parte importante da minha vida mas há outras que são iguais ou mais importantes. Não penso que o meu final possa chegar num futuro próximo.

NADAL PAI

Todas as mudanças na vida precisam de um tempo de adaptação, a mim aconteceu há seis semanas ao ser pai pela primeira vez. Estou mais cansado, dormes menos, tens uma preocupação nova na tua vida, diferente de tudo o que viveste até agora. Não sou nem mais nem menos que qualquer outro pai, tenho muita felicidade e tento desfrutar ao máximo todos os momentos que posso estar com ele.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.