Nadal e os 20 Majors de Federer: «Não vou ficar frustrado porque o meu vizinho tem a casa maior»

Por José Morgado - Junho 9, 2019
federer-nadal-rg
Tennis – French Open – Roland Garros, Paris, France – June 7, 2019. Switzerland’s Roger Federer congratulates Spain’s Rafael Nadal after their semifinal match. REUTERS/Benoit Tessier – UP1EF6712EH8O

Rafael Nadal chegou este domingo ao seu 18.º título do Grand Slam, ao conquistar Roland Garros pela 12.ª vez. O espanhol colocou-se a apenas dois Majors do suíço Roger Federer, que soma 20, e não esconde que o facto de ver o seu amigo e rival continuar a ganhar o tem motivado todos os dias para ser melhor.

“É claro que puxamos um pelo outro. Mas eu perdi uns 15 Grand Slams por lesão. Tem sido difícil. Mas para ser honesto, nunca reclaro muito e tento sempre não pensar muito sobre isso, sobre se vou apanhar o Roger ou não. Não estou preocupado com esse tipo de assuntos. Não posso estar frustrado a toda a hora porque o meu vizinho tem uma casa maior do que a minha, ou uma televisão maior, ou um jardim melhor. Não é essa a forma de que eu vejo a vida”, assegurou o maiorquino de 33 anos.

Nadal diz tentar gerir a sua carreira sem pensar nos outros. “Sinto-me um felizardo por ter a vida que tenho, por ter conseguido vencer tudo o que consegui. Espero conseguir ganhar mais uns títulos do Grand Slam até ao final da minha carreira, aproximar-me do Roger. Seria inacreditável. Se não conseguir, a minha carreira será inacreditável na mesma. Garanto-vos que isso é a última coisa em que penso hoje…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt