Nadal e o pós-carreira: «Tenho de pensar… Desde criança que vivo como um profissional»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 21, 2024

E quando Rafael Nadal acabar a carreira… o que se segue? Ora aí está uma pergunta para a qual a lenda espanhola ainda não tem resposta, sendo certo que irá dizer adeus com um grande sentimento de orgulho, como o próprio explicou depois do Six Kings Slam.

DUELO FINAL COM DJOKOVIC

Foi uma batalha, claro que muito diferente das que tivemos no circuito, mas foi divertido, sobretudo no segundo set. No primeiro não joguei suficientemente bem porque só fiz uns sets desde os Jogos Olímpicos, então custou-me a encontrar o ritmo. Jogar contra o Novak é sempre emocionante temos uma incrível e longa história.

Leia também:

 

APOIO DOS ADEPTOS

Foi muito sortudo, sempre senti que gostavam muito de mim em todos os torneios que joguei na minha carreira. É difícil de descrever, mas a energia e satisfação pessoal que notas quando sentes o apoio do público é especial. Não consigo agradecer o suficiente.

O QUE VEM A SEGUIR

Vai ser uma grande mudança na minha vida. Preciso de tempo para pensar, desde criança que vivo como um atleta profissional. Agora estou focado em preparar-me para a Taça Davis e desfrutar destes últimos tempos como profissional e vou fazer tudo para ser competitivo. Depois não quero meter pressão e só vou precisar de tempo para pensar.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt