Nadal e Federer são os meninos queridos dos espanhóis
Nem Paul Gasol, nem Iniesta, nem tão pouco Fernando Alonso. Rafael Nadal bateu aos pontos a forte concorrência para se tornar pelo segundo ano consecutivo no atleta espanhol com mais notoriedade e melhor imagem no país vizinho. O maiorquino de 30 anos arrecadou 99,6 por cento das preferências, mais do dobro do segundo classificado, o jogador de basquetebol Gasol.
No lote de tenistas espanhóis, Nadal é primeiro por uma margem igualmente ampla (97,21 por cento), seguindo-se em segundo lugar David Ferrer, com 21,09 por cento. Feliciano López e o retirado Manolo Santana são os homens que se seguem.
Quando o assunto são os tenistas estrangeiros, Roger Federer fica com o lugar da frente (75,70 por cento), mas Novak Djokovic surge logo atrás, a morder-lhe os calcanhares (75,36 por cento). Juan Martin del Potro foi o representante das raquetes que mais notoriedade ganhou no último ano, subindo 14 posições. Surge no quinto lugar, ostentando 16,96 por cento das preferências. No terceiro e quarto lugares aparecem Andy Murray e John McEnroe, respetivamente.
Federer e Djokovic surgem muito bem posicionados também na lista de desportistas estrangeiros com mais prestígio em Espanha. O campeão de 18 títulos do Grand Slam surge logo atrás de Messi e Cristiano Ronaldo e o sérvio, o jogador que dominou o circuito nos últimos anos, ocupa a quinta posição.
O estudo foi realizado pela SPSG Consulting, avaliando o potencial de comercialização não só dos atletas espanhóis como também dos desportistas estrangeiros. No total, foram inquiridas 600 pessoas entre Madrid, Barcelona e Sevilha, como avança o jornal AS.