Nadal: «A diferença em relação ao jogo de Madrid? Hoje joguei bem»

Por José Morgado - Maio 18, 2019

Uma semana depois de perder com Stefanos Tsitsipas nas meias-finais do ATP Masters 1000 de Madrid, Rafael Nadal vingou-se este sábado do grego de 20 anos e venceu-o nas ‘meias’ do Masters 1000 de Roma. O espanhol de 32 anos avisara na capital espanhola que não tinha jogado bem e explicou o que fez a diferença de uma semana para a outra.

“Joguei um pouco melhor do que ele. Ontem perguntaram-me o que tinha de fazer: é simples, tinha de jogar bem e hoje joguei bem, ao contrário do que aconteceu em Madrid. Ao bater bem a minha direita impedi que ele pudesse bater a dele e isso facilitou-me a vida. É uma vitória muito importante para mim, pois ganhei a um adversário que vinha com muitas vitórias nesta superfície e muito confiante”, confessou em conferência de imprensa.

Nadal aborreceu-se ainda com uma pergunta sobre o fosso entre o Big 3 e os jovens da NextGen. “Não posso responder a isso todas as semanas. A NextGen é um produto de marketing criado pela ATP, o que me parece genial, mas eles são muito jovens. Muito bons, mas muito novos. Não podemos estar sempre a comparar jogadores de 20 anos com jogadores de 30. As comparações fazem-se no final das nossas carreiras…”

Recorde-se que Tsitsipas confirmou que as condições de jogo entre Madrid e Roma foram totalmente distintas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt