Nacional: oito qualifiers masculinos definidos com jogadores para todos os gostos

Por José Morgado - Julho 15, 2020
Migue-Gomes
FOTO FPT

Está fechado o lote de oito qualifiers que a partir desta quarta-feira vai discutir o quadro principal masculino do Campeonato Nacional Absoluto, no complexo de ténis do Monte Aventino, no Porto. E há jogadores para todos os gostos, desde o mais jovem e recente em grande forma, Henrique Rocha (16 anos), ao mais velho, experiente e titulado, Gonçalo Falcão (32 anos), passando pelo mais alto, Illia Stoliar (o único jogador com mais de dois metros presente no quadro), por uma série de jovens que têm estado em bom plano nas últimas semanas, como Miguel Gomes [na foto], Hugo Maia, Afonso Portugal e Daniel Batista, e até por um jovem craque que tem competido a muito bom nível no circuito universitário norte-americano, Kiko Faria.

Os qualifiers já foram colocados no quadro e todos os oito encontros da primeira ronda disputam-se esta quarta-feira:

Martim Prata vs [Q] Miguel Gomes

[Q] Daniel Batista vs [Q] Hugo Maia

[Q] Henrique Rocha vs Francisco Cabral

[Q] Afonso Portugal vs [Q] Gonçalo Falcão

[Q] Francisco Faria vs Tiago Torres

Duarte Vale vs [Q] Illia Stoliar

Entretanto, no qualifying feminino, as quatro “qualifiers” só serão conhecidas na manhã de quarta-feira. Entre elas poderá estar a antiga hexacampeã nacional Maria João Koehler, que voltou a vencer de forma tranquila para se colocar a um passo do quadro mais importante. Desta vez, a portuense de 27 anos — que terminou a carreira de jogadora no final de 2018, mas voltou para jogar esta edição do Campeonato Nacional Absoluto — superou Sofia Pinto (6-0 e 6-0) e já sabe que terá como derradeira adversária na qualificação outra jogadora portuense: Luísa Pelayo, que derrotou Catarina Zheng num duelo entre estudantes universitárias, com 7-5 e 7-6(6).

Maria Santos (6-3 e 6-3 contra Rosário Louro), Catarina Cerqueira (6-2 e 6-1 contra Alexandra Roque Silva), Débora Madile (6-1 e 6-1 frente a Madalena Peneda), Mafalda Guedes (6-7[3], 6-4 e 6-0 no duelo com Madalena Andrade), Rita Silva (6-2 e 6-2 a Madalena Marques) e Joana Baptista (6-3 e 6-2 sobre Carolina Azadinho) serão as restantes jogadoras à procura de um lugar na “chave” principal, a partir das 9h00 de quarta-feira.

 

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.