Na raça! João Sousa dá a volta a maratona de três horas e avança em Córdoba
João Sousa tem vivido uma fase complicada na carreira, entre problemas físicos e resultados que teimavam não aparecer. Mas tal como fez tantas vezes no percurso sem igual que tem no ténis português, o vimaranense de 33 anos não deixou de lutar e colheu frutos finalmente. Depois de um jejum que durava desde o US Open, Sousa voltou a vencer no quadro principal de um torneio ATP, ao avançar em Córdoba.
Foi preciso suar e lutar muito para conquistar o direito de sorrir na Argentina. Sousa, esta semana no 162.º posto do ranking ATP, viu-se a perder com set e break de desvantagem diante de Tomás Etcheverry (81.º), um tenista dez anos mais novo e 81 lugares à frente na classificação. No entanto, cerrou os dentes e virou esse 6-3 e 2-1 para triunfar com os parciais 3-6, 7-6(5) e 6-4, ao cabo de mais de três horas de encontro.
Sousa virou a segunda partida para 5-2 e viu Etcheverry recuperar até ao 5-5, num momento em que podia ceder perante a desilusão. Mas não. Foi para o tie-break, ainda falhou uma direita a meio court quando liderava por 5-3, mas também não entrou em pânico e fechou pouco depois. Já no terceiro set, o conquistador aguentou um quarto jogo em que enfrentou um 15-40, antes de somar o break ao sexto jogo. Daí para a frente, estabilizou e selou o triunfo, o primeiro num quadro principal desde que bateu Mackenzie McDonald no US Open do ano passado.
Assim, garante o acesso à segunda eliminatória, onde agora vai enfrentar o chileno Cristian Garín, num encontro que será agendado para esta quinta-feira.