Musetti e Trevisan deixam sonho do Brasil à beira do fim na United Cup
O Brasil está cada vez mais perto de ver o seu sonho terminar na United Cup. A precisar que a Noruega derrote Itália (idealmente sem ganhar todos os encontros para evitar dúvidas no desempate), a seleção canarinha viu os transalpinos adiantarem-se para uma vantagem de 2-0 nos primeiros singulares, pelo que basta mais um triunfo para que o Grupo E fique resolvido.
Ainda assim, a esperança começou certamente a crescer nas hostes brasileiras perante a exibição inspirada da norueguesa Malene Helgo, ela que ocupa apenas o 321.º posto do ranking WTA. A questão é que, no final de contas, a maior consistência de Martina Trevisan (27.ª) valeu um duríssimo triunfo ao cabo de mais de três horas, com os parciais 7-5, 3-6 e 6-4. Nem mesmo a quantidade industrial de winners de Helgo serviu para consumar aquilo que seria uma grande surpresa.
Mais tranquilo foi o triunfo de Lorenzo Musetti (23.º) sobre Viktor Durasovic (343.º). O jovem talento italiano venceu com os parciais 7-6(7) e 6-2, sendo que Musetti precisou de seis set points — e de salvar um ainda — para fechar a primeira partida, antes de entrar em ritmo de cruzeiro no segundo parcial. Assim, o Brasil fica a precisar que Casper Ruud bata Matteo Berrettini e que Ulrikke Eikeri supere Lucia Bronzetti, bem como a Noruega, que assim já está eliminada, leve a melhor nos pares mistos.