Mundial veteranos: Portugal assegura 2.º lugar em quatro grupos
Quatro das seis seleções nacionais que estão a disputar o ITF Seniors World Team Championships, organizado pela Federação Internacional de Ténis e com lugar em Lisboa, Oeiras e Cascais, terminaram hoje (terça-feira) a fase de grupos no 2º lugar.
Um registo positivo que demonstra que os escalões etários de mais de 50, 55 e 60 anos de Portugal são competitivos e têm uma presença satisfatória num Mundial que apresenta 130 equipas de 32 países.
Depois do dia de ontem, mais positivo para os portugueses, o dia de hoje ficou marcado pelas derrotas de quatro seleções nacionais e pelo descanso de outras duas.
Um dos pares masculino de mais de 60 anos perdeu frente a Ulf Pettersson e Johan Sturen, num encontro de quase três horas, no qual os portugueses chegaram a liderar o primeiro set, mas perderam por 6-4, 6-7 (5/7) e 7-5. A outra equipa masculina, de mais de 50 anos, foi derrotada por 3-0 pela França, a 1ª cabeça-de-série do Grupo A e 1ª cabeça-de-série do torneio.
Quanto ao escalão feminino, o par Deolinda Duarte e Paula Falcão (+50) perdeu contra a Argentina pelos parciais 6-4 e 6-1. Já no escalão de mais de 60 anos, a seleção nacional perdeu contra a Austrália, atual campeã do Mundo, que defende o título.
Neste Grupo A da Fred Perry Cup a França foi 1ª, seguida de Portugal e Noruega. Portugal joga amanhã com a Suiça e irá ficar entre o 9º e 16º lugar.
A Austrália venceu, naturalmente, o Grupo C da Alice Marble Cup sem perder qualquer encontro, seguindo-se Portugal e a Nova Zelândia. Na 2ª fase, Portugal defronta Holanda, no Estádio Nacional, e irá terminar entre o 6º e 10º lugar.
Quanto às duas seleções nacionais que hoje não jogaram, as suas situações são as seguintes:
No Grupo E da Austria Cup (M+55), Portugal foi 2º atrás dos Estados Unidos. A partir de amanhã irá lutar no Jamor pelas posições do 8º ao 14º lugar, começando por enfrentar a Grã-Bretanha.
No Grupo D da Maureen Connolly (F+55) confirmou-se o triunfo da Austrália, seguida de Portugal e Nova Zelândia. Como Portugal ficou isento da primeira ronda da segunda fase, não joga amanhã e só voltará a competir na quinta-feira onde procura um lugar entre o 7º e 10º.
Entretanto continuam nas provas principais todas as formações cabeças-de-série nº1, numa luta pelos títulos de campeões do Mundo.