Moutet transformou Roland Garros num circo e ‘vingou-se’ de Jarry: o finalista de Roma cai na 1.ª ronda

Por José Morgado - Maio 26, 2024
moutet

PARIS. FRANÇA. Há três meses, Nicolas Jarry defrontou Corentin Moutet no ATP 250 de Santiago do Chile, num encontro em que o público da casa fez a vida negra ao francês. Após descobrir que ia reencontrar o sul-americano na primeira ronda de Roland Garros, Moutet apelou nas redes sociais a que o público gaulês ajudasse nesta vingança… e assim foi. Perante um estádio Simonne Matthieu transformado num verdadeiro circuito, o tenista de 24 anos protagonizou a grande surpresa da jornada em Paris, eliminando o vice-campeão de Roma logo na primeira ronda…

Num encontro em que o chileno nunca conseguiu jogar perto do nível produzido recentemente em Itália, Moutet, 73.º ATP, levou a melhor sobre Jarry, 16.º, por 6-2, 6-1, 3-6 e 6-0, num encontro que levou ao rubro o público que se aguentou até bem tarde no terceiro maior court de Roland Garros.

Foi um dia desastroso para o Chile, que já tinha visto Alejandro Tabilo ser eliminado pelo belga Zizou Bergs, que venceu o seu primeiro encontro em quadros principais de Majors aqui em Paris.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt