This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Mouratoglou: «Serena agora está mais magra, se tivesse estas condições há uns anos…»

Patrick Mouratoglou recordou a sua ligação com Serena Williams, com quem trabalhou de 2012 a 2022 e explicou os motivos para a norte-americana não ter alcançado o 24.º Grand Slam.
Numa entrevista ao The Guardian, o técnico francês explicou que após ser mãe, Serena nunca mais foi a mesma jogadora, apesar de toda a sua qualidade e carisma.
INÍCIO COM SERENA
Tivemos muita confiança desde o início, uma confiança total. Alimentávamo-nos mutuamente em termos de motivação, eu sabia perfeitamente como a impulsionar, provocá-la para que fosse mais competitiva. Começámos num período difícil, ela já levava dois anos sem ganhar um Grand Slam, a sofrer pela primeira vez uma derrota na primeira ronda. Quando algo assim acontece, até os melhores competidores começam a pensar de forma diferente, o que prejudica a sua qualidade na hora de competir.
PROBLEMA DE SERENA TER SIDO MÃE
O ténis é um desporto em que não te podes permitir ter excesso de peso. Em primeiro lugar, pela pressão nas articulações, se sofres nesse aspeto, as tuas hipóteses tornam-se muito menores. A segunda razão é porque este é um desporto em que mudas de direção constantemente, com muita velocidade e um quilo a mais pode fazer uma enorme diferença. Quando vais a toda a velocidade numa direção com um quilo extra e precisas de travar e voltar, o tempo que perdes é realmente importante. Basta olhar para os melhores do mundo e a forma como se movem.
EM MELHOR FORMA FÍSICA AGORA DO QUE QUANDO VOLTOU
No caso da Serena, ela já era mais velha, sabíamos que o corpo já não ia reagir como antes, por isso o risco de lesões era ainda maior. No passado tivemos algumas discussões sobre isso, lembro-me de que ela não gostava nada quando eu comentava, dizia-me que a estava a julgar. Eu continuei a dizer-lhe que não me importava com o aspeto dela, não era esse o meu trabalho, o meu trabalho era o ténis dela, mas se queria voltar ao topo e fazer história tínhamos de ser muito eficientes a todos os níveis, incluindo o físico. Agora vejo que está mais magra, se tivesse estado nesta condição anos antes… os resultados teriam sido melhores, de certeza.
Leia também:
- — Eis o quadro do WTA 500 de Seoul com Swiatek, Raducanu ou Bia Haddad (que procura defender o título)
- — Peru-Portugal, 2-0: Jaime Faria arrasado por jovem local deixa Seleção em apuros
- — Rune responde a Kalinskaya: «Se quero ter um encontro convido para um encontro»
- Categorias:
- WTA