This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Mouratoglou analisa e explica detalhadamente cada pancada de Federer
Patrick Mouratoglou é uma das figuras que mais surge em público para comentar os mais variados assuntos. O treinador de Serena Williams, numa entrevista à Blick, analisou e explicou detalhadamente todas as pancadas… de Roger Federer.
Começamos com o serviço do helvético. “É o golpe do Federer que menos se fala. Sem dúvida que é sensacional, já que o Roger serve forte, rápido e em certas ocasiões, atrevo-me a dizer com efeito. a maioria dos jogadores dizem que não conseguem ler o seu serviço e creio que é por algum motivo. Esta pancada é um exclusivo dele, mas na minha opinião, foi uma das razões para se lesionar nas costas. Tem um estilo de serviço que pode provocar muitos problemas em relação às lesões”, afirmou o francês.
Quanto à direita. “Acho que toda a gente sabe que a melhor direita do circuito é a do Federer. Tecnicamente, o drive que tem é perfeito e ninguém pega na bola tão bem como ele. Ele bate na bola com o braço esticado, enquanto que a maioria dos jogadores inclinam um pouco. Isso faz que quando há o impacto da bola com a raquete, a bola passa muito por cima da rede e, assim, não comete tantos erros não forçados”, explicou.
Já a esquerda. “Desenvolve muito bem, já que ele joga alto, plano, rápido ou suave, mas não é a sua pancada mais forte. O Roger creio que usa a esquerda para se defender e para preparar a sua seguinte pancada, que é a direita. Ele quer jogar com a esquerda o menos possível. O Roger melhorou a sua esquerda nos últimos anos e foi uma das razões para ter melhorado consideravelmente nas últimas temporadas”.
Volley. “Provavelmente aqui também posso dizer que é o melhor do circuito. É certo que que nos últimos anos foi onde o vimos mais vezes subir à rede, mostrando-se muito viável em todos os aspetos. Creio que a sua percentagem de pontos ganhos na rede em Wimbledon foi muito alta. Demonstrou que na relva pode ser um dos melhores jogadores com serviço/volley do circuito. É incrível como melhorou esta pancada nestes últimos anos”.
Resposta. “A resposta do Federer é forte, especialmente se ataca a partir da direita. A sua taxa de sucesso na resposta com a esquerda é relativamente baixa se compararmos com o Djokovic ou Nadal. Creio que também com o passar dos anos decidiu apostar numa resposta mais ofensiva que defensiva. Cada vez mais, o ténis está a viver coisas muito raras relacionadas com o manter o serviço e evitar problemas. Um exemplo disso é o Kyrgios, que em várias ocasiões surpreende os rivais com um serviço por baixo. Sou um dos que pensa que os jogadores devem utilizar esta arma com mais frequência. É algo novo”, concluiu Mouratoglou.
- Categorias:
- Sem categoria