Monteiro passa por batalha apertada e segue em frente no qualy do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 7, 2025
thiago monteiro united cup_
Zhou Dan/Xinhua

Custou… mas foi. Thiago Monteiro, número 106 do ranking ATP, apurou-se para a segunda ronda da fase de qualificação do Australian Open, depois de mostrar sangue frio para sair por cima de uma batalha resolvido em dois sets, mas com enorme dureza e equilíbrio.

O cearense de 30 anos deixou pelo caminho o anfitrião Jason Kubler (841.º), com os parciais 7-6(4) e 7-6(4), em sensivelmente duas horas, num duelo em que salvou quatro dos cinco break points que enfrentou, ao passo que só criou três e aproveitou um também. A troca de breaks surgiu num segundo parcial em que Monteiro chegou mesmo a anular dois set points, ao passo que foi mais forte em ambos os desempates.

Leia também:

Com essa que foi a primeira vitória da temporada — tinha perdido os dois encontros de singulares na United Cup –, Monteiro segue agora para ficar com duelo marcado com o francês Valentin Royer (203.º), que ultrapassou o australiano Marc Polmans (321.º), por 6-3 e 6-0.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt