Mónaco-Portugal, 2-3: Henrique Rocha evita o escândalo e garante permanência na Taça Davis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 2, 2025
henrique-rocha-nor

Custou… mas foi! Portugal garantiu um muito sofrido triunfo no Mónaco e saiu vivo do playoff do Grupo I Mundial da Taça Davis, pelo que em setembro vai voltar a competir neste patamar para tentar regressar aos Qualifiers. Foi preciso recorrer à ‘negra’, mas Henrique Rocha cerrou os dentes para manter o seu registo perfeito na competição.

A defrontar o especialista de pares Romain Arneodo, o jovem de 20 anos resistiu com os parciais 7-5 e 7-5, sendo que terminou o encontro a vencer… 19 pontos consecutivos! É preciso notar que esteve longe de ser uma tarefa simples, até porque Rocha teve desaire de 2-5 em ambos os parciais, ao ponto de salvar um set point na primeira partida. No entanto, depois de ser chamado para o lugar de Jaime Faria, acabou por descobrir soluções para somar a terceira vitória em outros tantos encontros na Taça Davis e confirmar o triunfo de Portugal.

Leia também:

 

Desta forma, Portugal segue, então, no Grupo I Mundial da Taça Davis e evita cair pela primeira vez em dez anos. Resta agora esperar para confirmar o possível estatuto de cabeça-de-série e aguardar pelo sorteio da eliminatória que se joga em setembro.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt