Mochizuki escreve novo episódio no conto de fadas rumo às ‘meias’ em Tóquio

Por José Morgado - Outubro 20, 2023
mochizuki

Shintaro Mochizuki, de 20 anos, continua a ser o principal protagonistas de um conto de fadas que ganhou esta sexta-feira um novo episódio em Tóquio. O jovem japonês, que liderou o ranking mundial de juniores da mesma geração de nomes como Carlos Alcaraz ou Holger Rune (ainda que estes tenham abandonado o escalão antes dele), está a viver (finalmente!) a sua semana de afirmação no principal circuito mundial e qualificou-se para as meias-finais do ATP 500 de Tóquio, perante o seu público, dias depois de ter alcançado neste mesmo torneio a sua primeira vitória da carreira a nível ATP.

Nos quartos-de-final e perante milhares de pessoas eufóricas nas bancadas, Mochizuki, atualmente no modesto 215.º posto ATP, derrotou o australiano Alexei Popyrin, 41.º ATP e a fazer a melhor temporada da sua carreira, por 7-5, 2-6 e 7-5, num duelo em que acabou por não só jogar ténis de alto nível, como ser mentalmente mais forte do que o seu rival mais experiente na fase decisiva do terceiro set, que acabou por definir o vencedor.

Nas meias-finais, Mochizuki tem razões para acreditar, uma vez que vai defrontar Aslan Karatsev, tenista de grande qualidade mas que não é conhecido pela sua consistência.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt