Miúda de 14 anos sagra-se campeã sub-18 em Inglaterra e garante lugar no ‘qualy’ de Wimbledon

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 11, 2022

Depois de Emma Raducanu, há mais uma jovem jogadora que começa a dar que falar na Grã-Bretanha. Mingge Xu, mais conhecida como Mimi Xu, tem apenas 14 anos, mas sagrou-se campeã nacional de sub-18 e arrebatou um wild card para o qualifying… de Wimbledon.

Xu, que nasceu no País de Gales, bateu Taria Neilson-Gatenby na final que se disputou nas instalações da Federação Inglesa (LTA), garantindo mais um momento especial na sua ainda curta carreira. É que, na época passada, Mimi conquistou o título nacional de pares em sub-16, entrando no quadro principal feminino de sub-18 em Wimbledon, fazendo aí a sua estreia em provas do Grand Slam com apenas 13 anos. E a verdade é que até tirou um set a Polina Kudermetova, a quarta cabeça-de-série.

Agora, Mimi Xu terá a oportunidade de lutar para garantir um lugar no quadro principal, sendo que, se conseguisse esse feito improvável, tornar-se-ia na tenista mais jovem de sempre a ultrapassar o qualy rumo à lista principal no All England Club. “Jogar em torneios do Grand Slam é algo com que sonho e mal posso esperar para disputar o qualifying de Wimbledon. Tenho estado a jogar e fico muito feliz por ter conseguido vencer. Agora vou disputar o campeonato nacional de sub-16 e espero jogar bem também”, atirou.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt