Millennium Estoril Open tinha Wawrinka confirmado antes de ser cancelado

Por José Morgado - Abril 15, 2020
Stan-wawrinka

Stan Wawrinka, um dos melhores jogadores da última década e atualmente número 17 do ranking ATP, era um dos nomes que seria a anunciado aquando da divulgação da lista oficial de inscritos para o Millennium Estoril Open, cujo seu fecho foi congelado dias antes de a prova acabar por ser cancelada por causa do coronavírus.

A garantia foi dada esta quarta-feira pelo diretor da prova, João Zilhão, num direto de Instagram em conjunto com Armindo Mirante, outros dos parceiros e caras do evento português. E não era o único top 20 que seria apresentado como novidade. “Stan Wawrinka e David Goffin foram fechados antes do torneio ser cancelado. Eram dois nomes extraordinários, um membro do top 10 e um jogador que já foi e tem três títulos de Grand Slam.”

Recorde-se que Stefanos Tsitsipas, de 21 anos, e Felix Auger Aliassime, de 19, eram outros dois top 20 mundiais já anunciados, mas faltou ainda conhecer o rosto a quatro. “estávamos com oito jogadores do top 20 quando o torneio foi cancelado”, assegurou Zilhão, diretor geral da 3Love, entidade que organiza a competição.

Zilhão explicou ainda a razão pela qual o reagendamento do torneio para outra altura do ano está fora de questão. “O Estoril Open é um evento construído de raiz. Apesar de ser feito num clube, todas as infraestruturas são construídas de forma temporária para aquela semana, desde as tendas dos sponsors a restaurantes, as bancadas. Tudo isso tem custos elevadíssimos e se o ATP Tour nos arranjasse uma data para setembro ou outubro haveria um risco muito grande de começarmos novamente a montar tudo e o evento não se poder realizar”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt