Millennium Estoril Open ainda sem lugar no calendário ATP de 2025 que será anunciado esta sexta-feira

Por José Morgado - Março 22, 2024
Mr_Estoril

O Millennium Estoril Open anunciou esta sexta-feira que não será incluído no esboço de calendário para 2025 que será anunciado pelo ATP Tour nas próximas horas. A organização do torneio esclarece, no entanto, continuar a explorar em conjunto com o ATP Tour todas as vias para que o torneio se realize em 2025 e anos seguintes, continuando assim uma longa e bem-sucedida colaboração.

Como foi previamente anunciado pelo ATP Tour, o crescimento de todos os eventos ATP Masters 1000 de uma semana para torneios de 12 dias (à exceção de Monte-Carlo e Paris), juntamente com o upgrade de três torneios ATP 500, implica um menor número de semanas disponíveis no calendário. No caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as conversações para se encontrar a melhor solução possível, tendo em conta a nova calendarização que passa a estar vigente em 2025.

“Existe uma relação de excelência entre o Millennium Estoril Open e tanto o Management como o Board do ATP Tour”, refere João Zilhão, diretor do torneio português. O Millennium Estoril Open é um dos mais populares eventos entre os jogadores e o próprio Casper Ruud, considerado um líder de opinião entre os seus pares, referiu no seu discurso de vitória em 2023 que iria votar na nossa prova como melhor torneio ATP 250 do ano. A reformulação do calendário e o consequente aumento de semanas nos torneios Masters 1000 tem um impacto inevitável no número de semanas disponíveis no calendário do ATP Tour em 2025 — mas, no caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as diligências para se encontrar a melhor solução e continuarmos a organizar no futuro o maior evento tenístico nacional”.

A extinção do anterior evento do ATP Tour jogado em Portugal entre 1990 e 2014 levou um conjunto de promotores a associarem-se para formarem a 3LOVE e encontrarem uma solução de última hora para manter o nosso país no calendário do ATP Tour. A 5 de fevereiro de 2015 — com pouco mais de 11 semanas até ao começo do evento — foi feito o anúncio oficial de que haveria em Portugal um novo torneio, com uma nova organização e num novo cenário: o Clube de Ténis do Estoril, que sofreu enormes remodelações em tempo recorde para estar pronto para o arranque da primeira edição do Millennium Estoril Open, a 25 de abril desse ano. A nona edição começa já no próximo dia 30 de março, sob o lema ‘A Terra do Espetáculo’.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt