Miguel Gomes termina semana histórica no Banana Bowl como vice-campeão

Por José Morgado - Março 5, 2021

Miguel Gomes, jovem de apenas 17 anos, terminou esta sexta-feira como vice-campeão do Banana Bowl, um dos torneios de juniores mais importantes do Mundo (categoria JA), que vê a sua 51.ª edição terminar hoje em Criciuma, no Brasil.

Num duelo disputado em condições de jogo totalmente distintas das meias-finais (em outdoor e com muito calor, ao contrário do que acontecera na véspera), o jovem de Alcobaça, vindo do qualifying e 67.º do ranking mundial, bateu-se muito bem, mas acabou derrotado na final diante do chinês Juncheng Shang, número 5 mundial de juniores, por 6-2 e 7-6(4), em quase duas horas de batalha.

Gomes, que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor da Federação Portuguesa de Ténis, iguala assim os ‘vices’ de João Cunha e Silva (1985) e Fred Gil (2003).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt