Middle Sunday sem ténis: o que está por trás desta tradição de quase 40 anos em Wimbledon?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 4, 2021
djokovic

Todos os amantes do ténis seguem Wimbledon e já sabem que, no primeiro domingo, o chamado Middle Sunday, têm folga e podem descansar. Não há qualquer encontro disputado nesse dia, sendo que o que a maior parte das pessoas sabe é que simplesmente se trata de (mais) uma tradição no All England Club. E com as tradições londrinas ninguém se mete! A verdade é que isso vai deixar de ser verdade em 2022, com o torneio a ficar igual aos outros Grand Slams mas, afinal, o que esteve por trás desta tradição? Nós explicamos.

Tudo começou em 1982. Até 1981, Wimbledon foi um torneio que terminou sempre no sábado, mas os organizadores rapidamente perceberam que havia hipótese de fazer lucro se colocassem uma final no sábado e outra no domingo. Ora, a intenção até podia fazer sentido, mas a vizinhança do bairro que acolhe o Grand Slam londrino não achou piada. Ou melhor, concordou com a situação, até porque é sempre consultada nestas decisões, mas com uma condição: não haver competição no Middle Sunday para que possam ter paz e as suas rotinas dominicais tranquilamente.

O acordo foi selado, com os responsáveis de Wimbledon a verem outro ponto positivo. É que, assim, a relva também ganhava um dia de descanso e podia ser tratado antes do assalto final. Além disso, daí nasceu também a Manic Monday, que contempla todos os encontros dos oitavos-de-final, tanto do quadro masculino como feminino, pelo que se juntou o útil ao agradável. Desta forma, a vizinhança teve paz a meio do torneio – essa mesma vizinhança é respeitada com a hora limite de encontros até às 23 horas – e a organização criou uma aura especial.

No entanto, isso vai terminar em 2022, uma vez que é considerado que até a nível comercial se perde por concentrar tantos encontros tão bons num só dia, deixando outro completamente sem ténis. Mas desengane-se quem pensa que nunca se jogou no Middle Sunday. Em 1991, 1997, 2004 e 2016, o torneio estava tão atrasado por causa da chuva que a organização abriu as portas para o People Sunday, vendeu bilhetes mais baratos e lotou o All England Club. Quatro furos na tradição britânica!

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.