Michelle na ronda de acesso ao quadro principal em Birmingham

Por admin - 13 Junho, 2015

Michelle Larcher de Brito, número um portuguesa e 139.ª colocada da hierarquia mundial feminina, carimbou ao final da tarde deste sábado o passaporte para a segunda e última ronda da fase de qualificação do Aegon Classic 2015, prova de categoria WTA Premier disputada sobre relva de Birmingham, em Inglaterra. A lisboeta derrotou a cazaque Yulia Putintseva, 14.ª pré-designada e 93.ª WTA, por 6-1 e 6-4.

Derrotada nos oitavos-de-final do torneio inglês em 2010 (o seu melhor resultado), Larcher de Brito triunfou em 74 minutos num encontro em que, apesar de ter perdido o break de vantagem a 4-3 da segunda partida, conseguiu superiorizar-se e ser mais forte na ponta final. No campo estatístico, Michelle, que foi derrotada pela cazaque nos três encontros anteriores disputados entre ambas, ganhou 71% dos pontos disputados na primeira bola e quebrou o serviço da opositora em quatro ocasiões.

Com esta vitória, Larcher de Brito, que saiu eliminada na última ronda do qualifying em Nottingham na semana passada, derrotou uma jogadora presente no top 100 pela primeira vez desde março de 2015. Nessa altura, Michelle despachou, por 6-1 e 6-0, a norte-americana Varvara Lepchenko na primeira eliminatória da fase de qualificação do evento de Monterrey, no México, pertencente ao circuito principal WTA.

Na ronda de acesso ao quadro principal em Birmingham, Michelle Larcher de Brito terá pela frente a norte-americana Irina Falconi, quarta cabeça-de-série e 71.ª da tabela classificativa. As duas jogadoras já se defrontaram, em 2011, com a vitória a sorrir à tenista portuguesa, na prova ITF de Phoenix, nos Estados Unidos.