Michelle Brito desaponta na estreia em Roland Garros
Michelle Larcher de Brito despediu-se esta manhã do torneio de Roland Garros com uma derrota na primeira fase de qualificação. A número 124 da hierarquia mundial mediu forças com a menos cotada Clothilde De Bernardi (315.ª WTA) e acabou por não resistir às quase duas horas de encontro, que terminaram com os parciais de 4-6, 6-2 e 6-4.
Naquele que foi o primeiro encontro entre ambas as jogadoras, Michelle, 17.ª cabeça-de-série na fase de qualificação foi até a primeira a impor-se e a selar a primeira depois de um troca de quatro breaks consecutivamente na reta final.
Contudo, algumas decisões menos acertadas por parte da portuguesa, nomeadamente ao serviço (as estatísticas apontam para um total de 11 duplas-faltas), acabaram por ser cruciais no marcador e a dar uma nova oportunidade à jogador da casa, a jogar com recurso a um wildcard.
A terceira partida registou sete (!) breaks em dez jogos, quatro deles nos jogos de serviço da teórica favorita, que ainda teve uma vantagem de 4-2 mas cedeu os quatro jogos seguintes a De Bernardi, que avança assim para a segunda fase da qualificação do torneio parisiense pela primeira vez na sua carreira.
Com este resultado, Michelle Larcher de Brito não vai ser capaz de repetir o feito do ano passado, quando furou o qualifying e apenas foi parada na primeira ronda do quadro principal. O evento feminino fica sem representantes lusas.