Mestre contra o aprendiz! Mensik derruba Fritz em grande batalha e encara Djokovic na final de Miami

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 29, 2025

Jakub Mensik está a deixar o rótulo de promessa cada vez mais para trás e afirma-se como uma certeza. É que o jovem checo de 19 anos somou mais uma grande vitória numa caminhada brutal em Miami e está na sua primeira final de um Masters 1000. Como se não bastasse, agora vai defrontar o seu ídolo, Novak Djokovic, indo à procura do seu primeiro título e de impedir o sérvio de chegar… ao 100.º!

Ora, para tornar este duelo realidade, o número 54 do Mundo ultrapassou uma tremenda batalha com Taylor Fritz (4.º), com os parciais 7-6(4), 4-6 e 7-6(4), ao cabo de quase duas horas e meia. O serviço foi uma pancada central, com Mensik a acumular 25 ases, sendo que só houve dois break points para cada lado. O checo foi o único a ser quebrado, mas teve sangue frio nos dois tie-breaks para carimbar a sua sétima vitória em 12 encontros com tenistas do top 10.

Desta maneira, Mensik está na segunda final da sua vida — perdeu no ATP 250 de Doha na época passada — e já tem a entrada no top 30 garantida. Mas o checo quer mais e vai colocar Djokovic à prova, isto depois de só ter perdido com o sérvio na terceira partida no Masters 1000 de Xangai da época passada.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt