Mejia (sobre Evans) e Bergs (contra Kwon) surpreendem no 1.º dia de qualifiers da Davis

Por José Morgado - Fevereiro 4, 2023

Arrancou esta sexta-feira, em muitos fusos horários, países e superfícies diferentes, a fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2023, com 12 confrontos espalhados pelo Mundo. Metade dos 12 duelos já arrancaram esta sexta-feira, com destaque para as vitórias surpreendentes de Nicolas Mejia, da Colômbia, e Zizou Bergs, da Bélgica, que foram as grandes figuras deste primeiro dia.

Mejia, antigo júnior de topo e atual 253.º ATP (aos 22 anos), alcançou a melhor vitória da sua vida para surpreender o britânico Daniel Evans (30.º) por 6-2, 2-6 e 6-4, antes de Cameron Norrie (11.º) ter confirmado o seu favoritismo e derrotado Nicolas Barrientos (510.ª), por 6-2 e 7-5. Com 1-1 no final do primeiro dia, o encontro de pares promete ser bombástico, com os ex-líderes mundiais Juan Cabal e Robert Farah a defrontarem os igualmente bem sucedidos Neil Skupski e Daniel Evans.

Entre os restantes confrontos do primeiro dia, destaque ainda para a grande vitória na Coreia do Sul do belga Zizou Bergs (115.º ATP) diante do sul-coreano Soonwoo Kwon (61.º), por 1-6, 6-4 e 7-6(6), num encontro em que salvou dois match points. Uma derrota que praticamente acaba com as chances dos asiáticos, que não deverão repetir a presença nas Finals alcançada em 2022.

O triunfo de Alexander Zverev sobre Stan Wawrinka por 6-4 e 6-1 no Alemanha 1-1 Suíça e a vitória de Zsombor Piros sobre Benjamin Bonzi no Hungria 1-1 França foram outros dos destaques deste dia, em que Estados Unidos (no Uzbequistão) e Sérvia (na Noruega sem Casper Ruud) abriram vantagens de 2-0.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com