Medvedev vs. Zverev: 10 dados sobre a final das ATP Finals em Turim

Por José Morgado - Novembro 21, 2021
medvedev-zverev

Daniil Medvedev e Alexander Zverev, número dois e três do Mundo, reencontram-se este domingo na final das ATP Finals, naquele que será o segundo encontro entre os dois na prova, depois do triunfo do russo de 25 anos no tie-break da terceira partida, durante a fazer de grupos. Estes são 10 dos dados mais interessantes sobre o encontro que promete animar a tarde em Turim…

1 – Alexander Zverev ganhou as cinco finais que disputou em 2021;

2 – Daniil Medvedev venceu os últimos cinco encontros diante de Zverev, desde o início de 2020;

3 – Os dois jogadores estão empatados com 58 vitórias em 2021 antes desta final. Ocupam a primeira posição nessa estatística;

4 – O vencedor da final ganhará as Finals pela segunda vez, tornando-se no 10.º múltiplo campeão do evento;

5 – É a 19.ª vez que dois jogadores se defrontam na final depois de se terem encontrado na fase de grupos. Em 10 desses 18 encontros, que perdeu nos grupos ganhou na final…

6 – Medvedev está numa série de 9 vitórias seguidas nas ATP Finals;

7 – Medvedev venceu 8 das suas últimas 10 finais. As exceções foram o Australian Open e o Masters 1000 de Paris, diante de Djokovic;

8 – Zverev tenta tornar-se apenas no quarto jogador da história a vencer os dois primeiros do ranking nas meias-finais e final das ATP Finals. Não acontece desde 1990 (Andre Agassi).

9 – Medvedev procura tornar-se no terceiro tenista da história a vencer a prova em anos consecutivos mas em cidades diferetes.

10 – Zverev tenta tornar-se no primeiro tenista a vencer seis títulos em 2021. Jannik Sinner e Novak Djokovic também têm cinco…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com