Medvedev: «Poder ser o primeiro número 1 diferente após 16 anos era um feito importante»

Por José Morgado - Fevereiro 21, 2022
medvedev-final
Foto: EPA

Daniil Medvedev, número dois do Mundo, depende apenas dele para ascender esta semana à liderança do ranking mundial e tornar-se no primeiro jogador sem ser um membro do Big Four — Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray — a chegar à liderança do ranking mundial desde janeiro… de 2004.

“Novo número um? Vai acabar por acontecer. Vamos acabar por ter um novo número um do Mundo após 16 anos [na verdade são 18!] de domínio dos mesmos quatro jogadores. Pode ser daqui a 5 anos, uns meses ou até já nas próximas semanas. É claro que todos queremos ser o próximo número um e ficar nessa posição o máximo de tempo possível”, confessou o russo de 26 anos, em jeito de antevisão da prova cujo quadro principal arranca esta segunda-feira no México.

O russo recusa o estatuto de líder da nova geração, apesar de lembrar que também foi o primeiro a integrar o top 2 fora deste lote de jogadores… desde 2005. “Não sinto que seja o líder da nova geração ou de nada, mas ser o primeiro no top 2 ao fim de tantos anos e poder ser o primeiro número um fora do Big 4 após 16 anos [são 18, Daniil…] seria um feito importante para o meu portefólio, como costumo dizer.”

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1495781608137404416

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt