Medvedev mantém bandeira da Rússia: «Nunca pensei em mudar de nacionalidade»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 22, 2026

Numa altura em que vários tenistas russas mudaram de nacionalidade para voltarem a ter uma bandeira junto do seu nome, Daniil Medvedev garante que vai continuar na mesma. Esta ideia do antigo número um do Mundo surgiu perante os comentários de Oleksandra Oliynykova, ucraniana que criticou o facto de Medvedev e outros terem disputado uma prova de exibição em solo russo.

“No geral respeito as opiniões de toda a gente. Fora do court, respeito todas as opiniões. Essa é a sua e sinceramente não tenho nada a dizer em relação a isso” começou por afirmar. “Respeito e entendo todos a 100 por cento. Mudar de nacionalidade é algo que, dentro do mundo do desporto, podes fazer, talvez seja mais fácil para nós. Nunca pensei nisso porque acho que o lugar onde nasces é importante, significa algo. A política e esse tipo de temas são à parte, então nunca pensei nisso. Mas muitos mudaram e continuo amigo deles, é uma decisão deles”, considerou, ele que está na terceira ronda do Australian Open 2026.

Leia também:

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt