Medvedev entra no Australian Open com hipótese de alcançar algo inédito na história

Por Bola Amarela - Janeiro 14, 2022

Daniil Medvedev se calhar nem tem noção do registo absolutamente inédito que pode alcançar no Australian Open. É que o número dois do mundo entra em Melbourne Park com a hipótese de se tornar no primeiro homem a conquistar o seu segundo título do Grand Slam logo na primeira oportunidade após vencer o primeiro. É que Medvedev celebrou o US Open em 2021 e agora arranca de olhos postos no título no Happy Slam.

Se tal acontecer, Medvedev fixa um recorde na Era Open, mas apenas no masculino. É que já houve cinco tenistas que conseguiram ganhar os seus dois primeiros títulos do Grand Slam de forma consecutiva. Entre essas cinco, apenas duas aconteceram no século XXI, algo que mostra bem o quão raro é alcançar este feito no ténis moderno. Em causa estão Jennifer Capriati (Australian Open e Roland Garros em 2001) e Naomi Osaka (US Open em 2018 e Australian Open em 2019).

Em jeito de comparação, entre os membros do Big Three, Roger Federer foi quem ficou mais perto de alcançar esse recorde. O suíço venceu Wimbledon em 2003 e voltou a sorrir no Australian Open em 2004, pelo que foi na sua segunda oportunidade. Já Rafael Nadal conseguiu à quarta, entre os torneios de Roland Garros de 2005 e 2006. Quem demorou mais tempo foi Novak Djokovic, que conquistou o seu primeiro Major no Australian Open em 2008, o mesmo palco onde celebrou o segundo em 2011.

Bola Amarela