This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Medvedev e o fim dos juízes de linha: «Pelo menos não podes discutir com uma máquina»
MADRID, ESPANHA. O ATP World Tour anunciou esta sexta-feira que a partir de 2025 o ATP Tour vai deixar de ter juízes de linha, e adoptar por completo o sistema de Electronic Line Calling Live. Questionado sobre se concordava com a decisão após se qualificar para a terceira ronda do Masters 1000 de Madrid, Daniil Medvedev confessou que há dois lados a analisar: as pessoas e o jogo:
“É uma pergunta difícil. Por um lado, é complicado porque vamos perder muitos empregos de todos os juízes de linha, e vai ser algo novo. Lembro-me que quando se começou a usar o sistema do Hawkeye o Andy Murray disse que se calhar íamos deixar de ver bons Árbitros de Cadeira porque os juízes de linha não vão lá estar. Mas ao mesmo tempo, lembro-me de no ano passado em Bercy, o Alex de Minaur tinha um match point contra mim, e num segundo serviço em que ele responde longo e eu pensei que era fora, ninguém disse nada, eu fiz o challenge e era mesmo fora. E isso já não vai acontecer com o Hawkeye, vai ser só uma voz a dizer ‘fora’, e não tens de stressar mais sobre isso. O mesmo em terra batida, quantas vezes pensas que a bola é fora, e depois o árbitro de cadeira vem ver e diz que é dentro, tu dizes fora, ele diz dentro… Pelo menos não podes discutir com uma máquina. Para a justiça do jogo, ter a parte electrónica é melhor, mas para a justiça da vida já não sei.”
ATP Tour vai deixar de ter juízes de linha em todos os torneios a partir de 2025
Apesar disso, Medvedev diz ainda que apenas podem avaliar o impacto da decisão algum tempo após o sistema ser implementado: “Quando o Hawkeye começou, lembro-me que muitos jogadores não estavam contentes, mas agora se fossemos jogar sem isso toda a gente ia ficar louca, porque vez a bola fora, o arbitro não diz nada, nao podes disputar. De qualquer maneira é uma decisão que já foi tomada, por isso temos de esperar e talvez meio ano depois de estar establecido, ver como achamos que está a correr.”
The ATP has announced Tour-wide adoption of Electronic Line Calling Live (ELC Live) from 2025.
Read more ⤵️
— ATP Tour (@atptour) April 28, 2023
- Categorias:
- ATP World Tour
- Daniil Medvedev
- Madrid