Medjedovic surpreende Fils e conquista as NextGen Finals

Por José Morgado - Dezembro 2, 2023
medjedovic-jeddah

Hamad Medjedovic, jovem sérvio de 20 anos que ocupa 0 110.º posto do ranking mundial, conquistou este sábado a edição de 2023 das ATP NextGen Finals, que este ano se disputaram em Jeddah, na Arábia Saudita, pela primeira vez, depois de cinco edições em Milão, Itália. Os sérvios confirmam a hegemonia nos torneios de final de época do ATP Tour, depois do triunfo de Novak Djokovic, líder mundial e ‘patrocinador’ da carreira de Medjedovic, nas ATP Finals de Turim.

Na final do torneio saudita, Medjedovic surpreendeu o favorito francês Arthur Fils, de 19 anos e 36.º ATP, em cinco ‘short sets’, por 3-4(6), 4-1, 4-2, 3-4(9) e 4-1, num duelo que superou as duas horas e onde foi sempre melhor, com destaque para a impressionante prestação de serviço: 19 ases e quase 90 por cento de pontos ganhos com a primeira bola. E, claro, nenhum break sofrido.

Medjedovic sucede a vários nomes que têm conseguido vingar no circuito ao longo dos últimos anos: Stefanos Tsitsipas (vencedor da prova em 2018), Jannik Sinner (2019) e Carlos Alcaraz (2021).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt