Maria Sharapova anuncia fim da carreira profissional

Por José Morgado - Fevereiro 26, 2020
sharapova

Maria Sharapova, de 32 anos, anunciou esta quarta-feira o fim da sua carreira profissional. Antiga número um mundial e vencedora de cinco torneios de Grand Slam — incluindo um raro Grand Slam de carreira –, a russa abandona uma modalidade que pratica desde os 4 anos depois de perceber que o seu corpo… não aguenta mais. Fora do top 300 WTA, Sharapova há muito deixou de conseguir competir tanto quanto quer e recentemente deixou também de conseguir treinar.

O anúncio de Maria Sharapova foi feito de maneira pouco comum:  a russa escreveu uma carta em exclusivo à ‘Vogue’ e ‘Vanity Fair’, onde foi capa e alvo de produções fotográficas inúmeras vezes, onde revela aquilo que sente e explica as suas razões, sendo que sem surpresa a causa é mesmo a lesão no ombro direito, que a afeta há mais de uma década. A russa tem tentado, mas não consegue mais.

 

 

Suspensa por doping em 2016, por acusar positivo logo no primeiro torneio do ano a meldonium — uma substância que sempre tomou mas que passou a ser proibida precisamente no início desse ano –, Sharapova regressou em abril de 2017 depois de 15 meses suspensa. Ainda ganhou um título e chegou aos quartos-de-final de Roland Garros em 2018, mas nunca mais apresentou o mesmo nível depois de tanto tempo afastada.

A russa, que ganhou mais dinheiro fora do court do que qualquer outra desportista feminina na história, diz adeus ao ténis como uma das maiores campeãs da sua geração.

  • Categorias:
  • WTA
José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.