Maria João Koehler está de volta e já entrou a ganhar no Nacional Absoluto

Por José Morgado - Julho 12, 2020

Pode ser apenas durante uma semana e até ter começado na fase de qualificação e no discreto court 3 do complexo do Monte Aventino, no Porto, mas o regresso de Maria João Koehler, hexacampeã nacional, à competição é sem dúvida uma das principais histórias — senão a mais relevante mediaticamente — da edição de 2020 do Campeonato Nacional Absoluto.

A competir na sua cidade antes de regressar a Maiorca onde é treinador da Academia de Rafael Nadal, Koehler, de 27 anos, entrou este domingo com um triunfo tranquilo no qualifying do Nacional, ao derrotar rápida e facilmente Bia Neto, por 6-1 e 6-0. “Senti-me bem fisicamente e com vontade de jogar mais encontros”, contou-nos no final a vencedora de seis edições do Nacional entre 2009 e 2016, que volta a competir na terça-feira, diante de Sofia Pinto, do CT Paço do Lumiar.

Para já, Maria João mantém as expectativas próximas com a sua atual realidade. “Quero desfrutar e aproveitar de voltar a competir. De repente não passei a ter o joelho bom por isso é muito importante para mim que não piore para poder jogar com o mínimo de dor possível”.

Entretanto, foram anunciados os wild cards para o quadro principal feminino da prova: Sara Lança e Inês Oliveira, as mesmas tenistas que foram contempladas com convites para as provas do circuito FPT nas últimas semanas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt