Maratonistas: Pera e Flipkens vencem duelos acima das três horas no primeiro dia da época

Por José Morgado - Janeiro 6, 2021

O WTA 500 de Abu Dhabi recebeu esta quarta-feira o primeiro dia de quadro principal da temporada feminina de 2021 e já contou com duas autênticas maratonas, com encontros acima… das três horas. A norte-americana Bernarda Pera e a belga Kirsten Flipkens saíram por cima destes duelos que foram autênticas montanhas-russas.

Pera, atual número 62 do ranking mundial e vinda da melhor época da sua carreira em 2020 — apesar de tudo o que se passou — derrotou na primeira ronda a croata Donna Vekic, 32.ª WTA e 16.ª cabeça-de-série, por 7-6(10), 2-6 e 6-4, num encontro que se prolongou por 3h05 e no qual chegou a estar a perder por 4-1 no terceiro e decisivo set. Vekic prolonga a má fase trazida do pós-pandemia em 2020.

Kirsten Flipkens, veterana que segue no 86.º posto WTA, precisou exatamente das mesmas 3h05 para alcançar uma bela vitória diante da alemã Laura Siegemund, 51.ª do ranking mundial, por 5-7, 7-5 e 6-4, num duelo com variações táticas muito interessantes e pontos muito bonitos.

Na segunda ronda (sexta-feira e sábado), Pera vai defrontar a vencedora do encontro entre a espanhola Sara Sorribes e a argentina Nadia Podoroska, ao passo que Flipkens espera pela norte-americana Sofia Kenin ou pela qualifier chinesa Zhaoxuan Yang, que se defrontam somente na quinta-feira.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt