Mais um desastre de Gulbis: cai à primeira no qualifying de um Challenger

Por Bola Amarela - Janeiro 17, 2021
gulbis

Ainda só tem 32 anos, mas Ernests Gulbis continua a parecer perdido no circuito. Agora como número 185 do ranking ATP, o letão está muito longe daquilo que já foi o seu melhor… ou não tivesse sido 10.º da hierarquia mundial masculina, com seis títulos e as meias-finais de Roland Garros em 2014. A questão é que, nesta altura, Gulbis nem sequer consegue ganhar um encontro. Estamos a exagerar? Nada disso.

O letão entrou no qualifying do Challenger de Istambul, primeiro torneio deste escalão em 2021. Como 4.º cabeça-de-série, foi eliminado em apenas dois sets (6-4 e 7-5) pelo dominicano Roberto Cid Subervi (231.º ATP). Gulbis criou um único ponto de break, que não aproveitou, enquanto foi quebrado uma vez em cada parcial para dizer adeus ao torneio logo a abrir.

Contas feitas, são já nove derrotas consecutivas para Gulbis em todo o tipo de torneios: quadros principais e qualifyings de Challengers, qualifyings de torneios ATP e ainda ‘qualys’ de Grand Slams. É preciso recuar a agosto para encontrar o último triunfo, então na primeira ronda do Challenger de Ostrava, frente ao checo Dabor Srvcina (852.º), por 6-4 e 6-1. Desde esse encontro, soma então nove derrotas… sempre com jogadores fora do top 100.

Bola Amarela