Luisa Stefani e Garcia salvam três match points na final e são campeãs em Berlim

Por Thomas Alencar - Junho 25, 2023
Luisa Stefani e Caroline Garcia
Jimmie48/WTA

Em confronto marcado por muita emoção, a brasileira Luísa Stefani e a francesa Caroline Garcia venceram na manhã deste domingo (25) a dupla Kateřina Siniakova e Marketa Vondrousova por 2 a 1, de virada, com parciais de 4-6, 7-6 e 10-4, em 1h42, conquistando o título do WTA 500 de Berlim, na Alemanha.

Com o resultado, Luísa conquistou o primeiro título da WTA na grama em toda carreira. A brasileira voltará a ser top 15 nas duplas após a conquista. A parceria continuará em Wimbledon, torneio que começará em breve na mesma superfície.

No set inaugural, Luísa e Caroline não ficaram atrás até o 3-3, quando desperdiçaram um serviço e viram a dupla rival passar na frente pela primeira vez, conquistar três games seguidos e abrir 5-3. A brasileira e a francesa ainda conquistaram mais um game, mas viram o set ser finalizado em 6-4, em 36 minutos.

O segundo set foi de pura emoção do começo ao fim. Até o 2-2, ambas as duplas quebraram o serviço duas vezes cada e seguiram trocando games até o 6-6, sempre com Luísa Stefani e Caroline Garcia na frente, mas a questão foi definida apenas no tie-break.

A emoção seguiu no momento decisivo no segundo set. No tie-break, Luísa e Caroline abriram 4-1, mas desperdiçaram um serviço e viram Siniakova/Vondrousova empatarem o jogo em 4-4 e na sequência virar para 6-5, ficando na frente pela primeira vez. As duplas seguiram trocando pontos, até a brasileira e a francesa conquistarem três seguidos e finalizarem em 10-8 para empatar a final.

No terceiro set, as duplas seguiram fazendo jogo equilibrado até Luísa/Caroline abrirem 5-4, onde conquistaram seis pontos seguidos, viram as tchecas desperdiçarem três serviços e finalizaram em 10-4, em 10 minutos, acabando com o confronto e conquistando o título na capital da Alemanha.

Luísa Stefani agora volta a focar em outro torneio nas duplas, o WTA 500 de Eastbourne, no qual joga pela primeira vez na próxima terça-feira (27), às 6h, junto com a chinesa Zhaoxuan Yang, diante das britânicas Heather Watson e Harriet Dart.

Me formei em jornalismo em 2017. No ano seguinte, trabalhei com assessoria política e logo em seguida, entrei para o portal VAVEL Brasil. Alguns meses depois, tornei-me coordenador da editoria Nordeste e Rio de Janeiro. No início de 2023, entrei para o site Bola Amarela, que é especializado na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.