Lorenzo Musetti: «Mantive a força mental e fui muito sólido»

Por Tomás Almeida - Janeiro 24, 2026

O atual número cinco mundial Lorenzo Musetti teve de trabalhar bastante este sábado no embate da 3.º ronda do Australian Open, precisando de cinco sets e de quase quatro horas e meia para levar de vencida o checo Tomas Machac (24.º) que vinha embalado neste verão australiano após o título conquistado em Adelaide há uma semana.

Numa jornada fortemente abalada pelo calor extremo (os termómetros atingiram os 40ºC), que obrigou à interrupção da ação nos courts exteriores durante mais de quatro horas e ao fecho do teto retrátil nos três principais courts do complexo de Melbourne Park, Musetti e Machac estavam no começo do quinto e decisivo parcial, quando viram a partida ser suspensa e o teto ser fechado na John Cain Arena fruto da imposição da regra do calor, algo que naturalmente mudou por completo as condições de jogo.

Questionado em conferência de imprensa, o tenista italiano explicou de forma sucinta as principais diferenças que sentiu na pele aquando desse recomeço e referiu os aspetos que lhe ajudaram a chegar à vitória: “Estou muito orgulhoso desta vitória. Houve uma mudança radical quando ligaram o ar condicionado e fecharam o teto. Começou até a ficar um pouco frio e a bola passou a saltar menos. Mantive a força mental e fui muito sólido.”, comentou, ele que terá como próximo adversário o norte-americano Taylor Fritz.

Leia também:

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!