Ljubicic: «Depois do Federer se retirar não vou treinar mais ninguém»

Por Bola Amarela - Maio 3, 2020
ivan-ljubicic-makes-shock-roger-federer-admission

Ivan Ljubicic, treinador de Roger Federer — a sua experiência como treinador depois de Milos Raonic –, assegurou em entrevista este domingo que não tenciona continuar como treinador depois de o suíço se retirar, algo que, segundo o helvético, só vai acontecer daqui a muitos anos.   O croata tem uma agência de jogadores e é a esse projeto que vai dedicar-se.

“Não vou treinar mais ninguém quando terminar o meu trabalho com o Roger Federer. Atualmente, estou a desenvolver minha própria empresa de administração, a LJ Sport Group. Eu gostava de desenvolver um novo tipo de agenciamento desportivo, pois acho que neste momento há muita confusão sobre os diferentes tipos de contratos. São necessárias mais proteções. É claro que posso continuar como consultor, como já faço com Borna Coric e outros jovens promissores. Mas vamos ver”, confessou o ex-tenista de 40 anos.

Ljubicic referiu-se ao tipo de trabalho que faz com o suíço e assume que as pessoas avaliam aquilo que ele tem feito com Federer apenas pelos bons resultados obtidos. “De fora, todos pensam apenas nos resultados, mas às vezes até o próprio treinador não entende por que um jogador faz uma determinada coisa dentro de court Com os melhores jogadores, em que raramente trabalhamos na técnica, é mais comum que o foco seja nos detalhes. Esses jogadores já sabem jogar de forma perfeita, a 100 por cento, pelo que uma pequena mudança técnica dificilmente muda as coisas, não há muita margem a esse nível. Um bom treinador deve saber ouvir e separar o lado emocional do lado objetivo. A minha filosofia é amadurecer o jogador, pois o treinador não precisa de decidir tudo”.