Lituânia-Portugal, 0-2: João Sousa arrasa e vence pela primeira vez em 2020

Por José Morgado - Março 6, 2020
joao-sousa

João Sousa, número um português e 65.º colocado do ranking ATP, colocou esta sexta-feira a seleção portuguesa muito próxima da permanência no Grupo 1 da Taça Davis, ao oferecer o segundo ponto de singulares à equipa lusa na deslocação à Lituânia.

Numa eliminatória que se está a jogar em Siauliai, o melhor tenista português de todos os tempos confirmou o seu favoritismo e impôs-se com naturalidade diante do lituano Julius Tverijonas, 791.º colocado do ranking ATP, por 6-1 e 6-3, num duelo resolvido em pouco mais de uma hora. É a primeira vitória de Sousa em 2020 (interrompe uma série de oito derrotas seguidas que durava desde outubro), um momento importante para a sua confiança e para o mês importante que vem aí.

No sábado, às 10 horas de Portugal Continental, João Sousa volta ao court para ao lado de Pedro Sousa tentarem fechar o duelo com um triunfo nos pares diante da Lituânia. Caso não consigam, João defronta depois no quarto duelo Laurynas Grigelis.

Portugal está mais perto do que nunca de voltar a ganhar fora na Davis, algo que não acontece desde a deslocação à Moldávia, em setembro de 2013.

Em caso de vitória frente à Lituânia, Portugal assegura a permanência no Grupo Mundial 1 e volta a jogar em setembro o acesso à fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2021, que se disputará em março do próximo ano. Em caso de derrota, a seleção nacional desce ao Grupo Mundial 2, voltando a jogar igualmente em setembro…

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.