Linette surpreende Garcia e estreia-se em ‘quartos’ de Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 23, 2023

Vamos ter uma polaca nos quartos-de-final do Australian Open feminino, mas não é aquela que se esperava. Com Iga Swiatek eliminada nos ‘oitavos’, foi Magda Linette, 45.ª do ranking WTA, garantiu esta segunda-feira a sua estreia no top 8 de um torneio de Grand Slam, ao brilhar em plena Rod Laver Arena diante da francesa Caroline Garcia, número quatro WTA e recentemente campeã das WTA Finals, no final de 2022.

A francesa de 28 anos, que já tinha apanhado um enorme susto na ronda anterior, não resistiu desta feita à polaca, que venceu por 7-6(3) e 6-4, em 1h45, depois de até ter estado com dois breaks de desvantagem (0-3) no primeiro parcial. Garcia descalibrou por completo a sua direita, comentendo 30 erros não-forçados… só desse lado.

Linette vai defrontar na quarta-feira a checa Karolina Pliskova, que derrotou a chinesa Zhang Shuai esta segunda-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt