Líder mundial de juniores encanta na Academia Nadal: «Quero 80% de vitórias em 2021»

Por José Morgado - Janeiro 15, 2021
rune-medvedev

Holger Rune, número um mundial de juniores no final das temporadas de 2019 e 2020, está a iniciar a sua temporada de 2021 na Academia de Rafael Nadal, onde joga esta sexta-feira os quartos-de-final de um torneio ITF M15, em Manacor. O dinamarquês de apenas 17 anos não só tem vencido os seus encontros… como convencido e ainda não perdeu qualquer set na competição.

O jovem que é acompanhado por treinador português (José Silva) e que está ligado à Academia Mouratoglou, assume que este bom início de época está relacionado com uma pré-época de luxo. “Não podia ter começado melhor o ano. Fui para a Academia do Patrick Mouratoglou e treinei com alguns dos melhores jogadores do Mundo, como o Daniil Medvedev ou o Felix Auger-Aliassime. Foi a primeira vez desde as ATP Finals de 2019 em que pude bater bolas com os melhores do Mundo, foi importante para mim”.

Rune aponta ainda aos seus objetivos para este ano. “Antes de pensar em resultados, quero esforçar-me mais nos meus encontros. Sinto que houve situações em que não me esforcei a cem por cento este ano. Encontros em que não dei tudo. Vi que este ano (2020) ganhei 65 por cento de partidas. Em 2021, quero ganhar 80. Quero competir em mais Challengers e pensar semana a semana, mês a mês“, assumiu o atual 475.º ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt