Kyrgios, Coric e Kokkinakis colocam favoritos à prova
Ora bem, a sorte fez a sua parte e agora é com eles: grandes favoritos, apenas favoritos, pouco favoritos ou até mesmo nada favoritos. A partir da próxima segunda-feira todos, mas mesmo todos, têm uma palavra a dizer naquele que é o derradeiro Grand Slam da temporada e, para muitos, a última grande oportunidade de tornar a temporada de 2015 (ainda mais) memorável.
Mas olhemos, então, para o resultado do sorteio do quadro masculino do Open dos Estados Unidos 2015, decorrido esta quinta-feira à tarde em Flushing Meadows.
Primeiras rondas de deixar os olhos arregalados
Se estava à espera de fazer noitadas só lá mais para o final da primeira semana, temos um conselho para si: aumente o stock de café lá em casa. A cafeína vai ser a sua melhor aliada, quando olhar para a ordem de encontros referente à primeira ronda da prova norte-americana e se deparar com este cenário – em sessão noturna, certamente:
Andy Murray – Nick Kyrgios
Rafael Nadal – Bornca Coric
Thanasi Kokkinakis – Richard Gasquet
À procura de aumentar o número de Grand Slams para os dois digitos, Novak Djokovic não deverá ter problemas de maior na sua caminhada até aos quartos-de-final, altura em que encontra Rafael Nadal, caso as hierarquias pré-estabelecidas se confirmem. Nas meias-finais, o número um mundial terá como possível adversário Kei Nishikori, que, antes disso, vai procurar vingar-se da final perdida em 2014 para Marin Cilic, atual campeão em título.
Do lado oposto do quadro, Roger Federer, que se sagrou campeão em Cincinnati na semana passada com recurso a um ténis de chorar por mais, tem o caminho mais ou menos desimpedido para chegar ao top-8 sem grandes ferimentos. Tomas Berdych será o jogador com quem terá de ajustar contas nos quartos-de-final e Andy Murray (ou Stanislas Wawrinka) apresenta-se como o principal candidato a desafiar o suíço de 34 anos nas meias-finais.
O cenário dos oitavos-de-final é este (tendo em conta as hierarquias pré-estabelecidas):
Novak Djokovic – David Goffin
Milos Raonic – Rafael Nadal
Key Nishikori – Gael Monfils
Marin Cilic – David Ferrer
Stanislas Wawrinka – Gilles Simon
Kevin Anderson – Andy Murray
Tomas Berdych – Richard Gasquet
John Isner – Roger Federer
Projeção dos quartos-de-final (tendo em conta as hierarquias pré-estabelecidas):
Novak Djokovic – Rafael Nadal
Key Nishikor – David Ferrer
Stanislas Wawrinka – Andy Murray
Tomas Berdych – Roger Federer
O nosso João Sousa estreia-se frente ao lituano Ricardas Berankis, número 78 ATP.