Kuznetsova: «A direita de Nadal é errada tenicamente»

Por José Morgado - Dezembro 18, 2018
Rafael Nadal practicing at the 2018 US Open, held at the USTA Billie Jean King National Tennis Center in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York on Monday, Aug. 20, 2018. Photo: Ashley Marshall/USOpen.org

Svetlana Kuznetsova anunciou recentemente que continua a recuperar de lesão — e por isso não vai ao Australian Open — mas aproveitou para comentar alguns temas da atualidade, como a polémica de Serena Williams ou até algumas questões mais técnicas como… a direita de Rafael Nadal.

A russa, que está fora do top 100 mas já foi número dois, com a ajuda de dois títulos do Grand Slam (US Open 2004 e Roland Garros 2009), deu Federer e Nadal como exemplos antagónicos. “Na Rússia somos muito obcecados com a técnica, mas isso não é tudo. Podes ser perfeito tecnicamente como o Roger Federer ou ter uma direita totalmente errada tecnicamente, como a do Nadal, e ser na mesma um grande campeão”.

Para Sveta, a chave está… na cabeça. “Se tiveres a mentalidade e a atitude certa, as pancadas vão funcionar mesmo com uma técnica errada. Essa pode ser a chave para os nossos jovens tenistas”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com