Kostyuk bate mais uma russa e estreia-se em ‘quartos’ de Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 21, 2024
kostyuk

Marta Kostyuk, jovem ucraniana de 21 anos que é desde há muito apontada como uma das jogadoras que pode assegurar o futuro do ténis mundial — venceu este torneio em juniores com apenas 14 (!) anos –, viveu este domingo um momento muito especial em Melbourne Park, ao qualificar-se para os quartos-de-final de um Grand Slam em seniores pela primeira vez na sua carreira.

Depois de eliminar uma russa na terceira ronda, a ucraniana que tem sido uma das jogadoras mais vocais na defesa da posição do seu país no contexto do desporto mundial derrotou nos oitavos-de-final mais uma jogadora russa a atuar sem bandeira, a surpreendente qualifier Maria Timofeeva (que eliminou Caroline Wozniacki e Beatriz Haddad Maia nas rondas anteriores), por 6-3 e 6-1, num encontro em que dominou por completo.

Kostyuk marca duelo nos ‘quartos’ de terça-feira com a norte-americana Coco Gauff, diante de quem perdeu na única vez que se defrontaram, há dois anos, mas em três sets muito duros. Gauff vai em 11 vitórias seguidas em torneios de Grand Slam…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com