Djokovic ameaça ‘triciclo’ e destrói Mannarino rumo aos ‘quartos’

Por José Morgado - Janeiro 21, 2024
djoko

Novak Djokovic, número um do Mundo e 10 vezes campeão do Australian Open, deu este domingo mais uma demonstração de qualidade e confiança de que é o grande favorito a somar um 25.º título de Grand Slam nesta edição do Happy Slam, ao qualificar-se de forma arrasadora para os quartos-de-final do Australian Open pela 14.ª vez na carreira. É a 58.ª vez que atinge o top 8 de um Major, igualando o recorde de Roger Federer.

Nos oitavos-de-final, disputados em recinto coberto por causa da chuva, Djokovic atropelou em apenas 1h43 o francês Adrian Mannarino, 20.º ATP e 20.º da hierarquia mundial, por 6-0, 6-0 e 6-3, num encontro que dominou do primeiro ao último minuto e no qual ameaçou mesmo um surreal triciclo, inédito nesta fase de torneios deste nível.

Nos quartos-de-final, Djokovic aguarda pelo grego Stefanos Tsitsipas (seria a reedição da final de 2023) ou pelo norte-americano Taylor Fritz.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt