Kostyuk agudiza crise de Garcia e Pegula arrasa rumo aos ‘quartos’

Por José Morgado - Agosto 3, 2023
pegula

Marta Kostyuk tem sido mais notícia nos últimos anos pelas suas posições claras de oposição à presença de tenistas russos e bielorrussos nos circuitos mundiais de ténis, quase sempre que sobe ao court tem causado impacto. O ucraniana, que ainda só tem 21 anos e que faz esta semana a sua estreia no top 30, alcançou a sua segunda vitória da carreira sobre uma tenista do top 10 para seguir para os quartos-de-final do WTA 500 de Washington, nos Estados Unidos. A ‘vítima’ foi a francesa Caroline Garcia, número cinco do Mundo, derrotada por 6-2 e 6-3 para agudizar a crise de uma temporada de 2023 miserável. Em breve defende três mil pontos – títulos em Cincinnati e WTA Finals e meias-finais no US Open.

Quem não se deixou surpreender foi a norte-americana Jessica Pegula, primeira cabeça-de-série e número quatro WTA. A norte-americana derrotou facilmente a compatriota Peyton Stearns por 6-3 e 6-4 e vai defrontar a ucraniana Elina Svitolina nos ‘quartos’ de sexta-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt