Korda não dá chances a Medvedev e alcança maior vitória da carreira em Melbourne

Por José Morgado - Janeiro 20, 2023
korda

Sebastian Korda, que aos 22 anos é há muito considerado um dos mais relevantes jovens talentos do ténis masculino, alcançou esta sexta-feira a maior vitória da sua carreira para se qualificar para os oitavos-de-final do Australian Open pela primeira vez, 25 anos depois do título do seu pai Petr, em 1998, e cinco anos após a sua conquista nos juniores. A família Korda continua a encantar na Austrália, uma vez que as suas duas irmãs, Nelly e Jessica, também já venceram o Australian Open de golfe no passado.

O norte-americano, que começou muito bem a temporada (teve match point para derrotar Novak Djokovic na final de Adelaide 1) e ocupa o 31.º posto do ranking mundial, derrotou o russo Daniil Medvedev, vice-campeão do Australian Open em 2021 e 2022 e atual número oito do Mundo (vai sair do top 10 depois de ter sido número 1 durante 16 semanas em 2022), por 7-6(7), 6-3 e 7-6(4), num encontro que resolveu em menos de três horas e onde até poderia ter vencido mais facilmente se não tivesse tremido e perdido vantagens grandes tanto no primeiro como no terceiro set.

Nos ‘oitavos’, Korda vai agora defrontar o polaco Hubert Hurkacz, 11.º ATP. O polaco comanda o confronto direto por 1-0, sendo que o único duelo entre ambos foi na final de um ATP, em Delray Beach 2021.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt