Keys apanha susto diante de adversária ‘única’ mas inicia defesa do título com vitória

Por José Morgado - Janeiro 20, 2026
Keys

Madison Keys, número nove do ranking mundial e campeã em título do Australian Open, regressou esta terça-feira à Rod Laver Arena com uma vitória complicada a caminho da segunda ronda do primeiro Grand Slam da temporada.

A norte-americana de 31 anos, que defende boa parte do seu ranking nesta quinzena (e a presença no top 10), virou de 0-4 no primeiro set (e de 0-4 e 4-6 no tiebreak) para bater a ucraniana Oleksandra Oliynykova, número 92 do Mundo e possuidora de um ténis totalmente único para os dias que correm (slices e muitos balões) por 7-6(6) e 6-1, em quase duas horas de batalha.

Na segunda ronda, Keys vai defrontar a sua compatriota Ashlyn Krueger.

As primeiras horas desta terceira jornada do Australian Open do lado da competição feminina viram ainda cair mais duas cabeças-de-série. A canadiana Leylah Fernandez (23.ª) caiu diante da indonésia Janice Tjen (59.ª WTA), por 6-2 e 7-6(1), ao passo que a australiana Maya Joint, 31.ª do Mundo e melhor tenista australiana da atualidade aos 18 anos, caiu diante da checa Tereza Valentova (52.ª e da mesma idade), por 6-4 e 6-4.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com