Kei Nishikori vence o bronze e consegue feito inalcançado há 20 anos

Por admin - Agosto 14, 2016

Depois de muito drama e alguma polémica à mistura, Kei Nishikori inscreveu o seu nome na lista de jogadores de ténis medalhados numa edição dos Jogos Olímpicos. A estrela nipónica defrontou Rafael Nadal na luta pela medalha de bronze e desperdiçou uma quantidade inacreditável de oportunidades, mas conseguiu mesmo sair vitorioso, pelos parciais de 6-2, 6-7(1) e 6-3 ao cabo de longas 2h50.

A antevisão do encontro não era favorável a Nishikori. Apesar da derrota de ontem, Rafael Nadal está mais habituado a estas andanças e a medalha de ouro nos pares masculinos dava já uma certa confiança. Mas nem por isso o número sete do mundo se deixou intimidar e foi logo ao 2-2 que roubou o primeiro jogo de serviço a Rafael Nadal, vencendo um total de cinco jogos consecutivos para fechar a primeira partida em grande nível.

No segundo set, o desenrolar do encontro teve contornos dramáticos. Nishikori voltou a adiantar-se e quebrar o serviço do maiorquino uma quarta vez, o que o colocou a servir a 5-2 para a medalha de bronze. Contudo, o que se seguiu foi uma série de quatro jogos consecutivos a cair para o lado de Rafa e uma superioridade que também se viu no tiebreak.

A polémica chegou no demorado arranque do terceiro set, já que Nishikori pediu para se deslocar aos balneários após um segundo set desastroso e por lá ficou durante mais de dez minutos, algo que não agradou a Nadal. O último e decisivo break de serviço caiu uma vez mais para o lado do jogador de 26 anos, que deu ao Japão a 25.ª medalha na edição de 2016 dos Jogos Olímpicos.

Esta é a primeira em 20 anos que um jogador asiático figura no pódio de singulares masculino, sendo preciso recuar a 1996, na edição de Atlanta, para ver Leander Paes, da Índia, a vencer também a medalha de bronze.